- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, Bimetal, Gmm, Lumini, Schüco, Tate Access Floors
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Santos Augusta está situado na esquina da Rua Augusta com a Alameda Santos, defronte ao Conjunto Nacional. No espigão da Avenida Paulista, o edifício desfruta de privilegiada vista em direção ao vale do Rio Pinheiros, com o arborizado bairro dos Jardins no primeiro plano.
É uma torre composta de quatro volumes superpostos, de tamanhos e proporções diferentes, a pairar acima de uma grande “praça de acesso” no pavimento térreo: a calçada, que se alarga em direção à entrada do edifício, é por entre os jardins pontuada de espaços de estar ao ar livre, que durante o dia se fundem ao espaço do lobby e café pela abertura de grandes portas de correr. A recepção do edifício e bilheteria do teatro, aí instaladas, precedem os acessos (independentes) aos escritórios e ao teatro.
O primeiro volume (1º ao 3º pavimento) acomoda o teatro e áreas de apoio – camarins, depósitos, foyer e sanitários. Nos segundo e terceiro volumes (5º ao 9º pavimento; e 11º ao 17º pavimento), todos os andares podem ser subdivididos em 2 unidades comerciais, com terraços cobertos adjacentes.
O quarto volume (19º e 20º pavimentos), no topo do conjunto, abriga o mezanino do escritório da cobertura e um andar técnico.
Entre um e outro volume há o chamado andar de “transição”, em que os fechamentos são recuados da fachada em todas as 4 faces de maneira a criar um terraço em todo o perímetro, e destacar a independência entre eles. São ocupados respectivamente por um restaurante no 4º andar, uma área comercial de 450m2 no 10º andar, e o andar inferior de uma unidade comercial duplex no 18º pavimento.
Os quatro volumes são revestidos do mesmo material – pedra marrom, tipo arenito – mas a paginação, assim como o acabamento das pedras, varia de um volume para o outro.
Cinco subsolos de garagens, com 389 vagas destinadas aos escritórios e teatro, complementam o empreendimento.